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Escritura e Registro de Imóveis

Obtenha a escritura definitiva e registre seu imóvel com toda documentação regularizada

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O que é Escritura e Registro?

A escritura pública é o documento que formaliza a compra e venda ou transferência de um imóvel. Já o registro é a averbação dessa escritura no Cartório de Registro de Imóveis, tornando você oficialmente o proprietário.

Sem a escritura e o registro, você não tem a propriedade legal do imóvel, mesmo que tenha pago por ele. Isso impede vendas futuras, financiamentos e pode gerar problemas jurídicos.

Importante

Muitas pessoas possuem apenas um contrato de compra e venda ou recibo, mas isso não garante a propriedade legal. É essencial fazer a escritura e o registro.

Quando é Necessário?

Compra e Venda

Ao comprar um imóvel, é essencial fazer a escritura e registrar em seu nome para garantir a propriedade legal.

Doação

Quando recebe um imóvel de doação, precisa lavrar escritura pública e registrar a transferência.

Regularização

Imóveis com documentação irregular ou incompleta precisam de escritura e registro para regularização.

Permuta

Na troca de imóveis entre proprietários, é necessário formalizar através de escritura pública.

Financiamento

Bancos exigem escritura e registro atualizados para aprovar financiamentos imobiliários.

Herança

Após inventário, é preciso fazer escritura e registro para transferir o imóvel aos herdeiros.

Documentos Necessários

RG e CPF de comprador e vendedor
Certidão de casamento ou união estável
Comprovante de residência atualizado
Matrícula atualizada do imóvel
Certidão negativa de débitos (IPTU)
Certidão negativa de ônus reais
Contrato de compra e venda (se houver)
Certidão de quitação de condomínio
Declaração de quitação do imóvel
Certidões negativas fiscais

Orientação completa! Nossa equipe auxilia na obtenção de todos os documentos e certidões necessárias.

Como Funciona o Processo

1

Análise Documental

Verificamos toda a documentação do imóvel e das partes envolvidas para garantir que está tudo em ordem.

2

Obtenção de Certidões

Providenciamos todas as certidões negativas necessárias (débitos, ônus, distribuição, etc.).

3

Elaboração da Escritura

Preparamos a minuta da escritura pública com todas as informações e cláusulas necessárias.

4

Lavratura no Cartório

Agendamos e acompanhamos a assinatura da escritura pública no cartório de notas.

5

Registro do Imóvel

Protocolamos a escritura no Cartório de Registro de Imóveis para efetivar a transferência de propriedade.

Benefícios da Escritura e Registro

Propriedade Legal

Garante que você é o proprietário legal do imóvel perante a lei e terceiros

Valorização

Imóveis com documentação regular têm maior valor de mercado e são mais fáceis de vender

Acesso a Crédito

Permite usar o imóvel como garantia para financiamentos e empréstimos bancários

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